Marcella Magalhães
Única News
Foi aprovado o parecer favorável emitido pela Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) sobre a matéria que declara o baguncinha, juntamente com a maionese temperada, como patrimônio cultural imaterial do município de Cuiabá, com emenda supressiva da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR). O projeto é de autoria do vereador Adevair Cabral (PTB).
No projeto, o vereador diz que a finalidade é buscar a valorização das tradições que fazem parte da culinária e gastronomia e buscar dar respaldo ao funcionamento dos trailers de lanches e similares.
"Dá empregabilidade e sustento a diversas famílias, e, além do mais, transformou-se em um ponto de encontro dos cuiabanos que apreciam comer, beber e conversar. Já é um símbolo tradicional e que faz parte da gastronomia da nossa cidade", explicou.
No texto é colocado também sobre a regularização dos microempreendimentos que vendem o lanche e a segurança para que superem o período crítico causados pela pandemia da Covid-19, que reduziu o movimento nos estabelecimentos, sendo que a maioria deles trabalham em praças e vias públicas.
"Sem dúvida o baguncinha enriquece a gastronomia cuiabana, e ainda, reverenciamos a dedicação e o esforço dos nossos comerciantes que abrem seus estabelecimentos diariamente para atender bem as nossas famílias, a população toda local de um modo geral a diversidade dos seus frequentadores que são recebidos sempre com alegria e respeito, e esse tratamento diferenciado leva à convergência da tradição e vínculo de amizade", pontua.
Com o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que reconheceu o projeto de lei, agora segue para 2ª votação, antes de ser levado para a sanção ao prefeito.
LEIA MAIS: CCJR aprova PL que transforma "Baguncinha" em patrimônio cultural imaterial
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3