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POLÍTICA Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2016, 09:49 - A | A

29 de Dezembro de 2016, 09h:49 - A | A

POLÍTICA / MOBILIDADE URBANA

Thiago França admite em Live, na Única, que aceitará convite para Secid

Marisa Batalha



(Foto: Roger Perisson)

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 Thiago França está secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá até o final de dezembro de 2016

 

 

'França afirmou, entretanto, que só 'baterá o martelo' quanto ao convite para ir para a Secid, que ele julga adequar mais ao seu perfil, após uma conversa nos próximos dias com o prefeito Mauro Mendes'

 

 

Thiago França, secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá, admitiu que aceitará o convite do governador Pedro Taques e do secretário Wilson Santos para se juntar à equipe da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), agora em 2017. A afirmação foi feita na Live realizada pelo Site Única News nesta quarta-feira (28) com o secretário, que já até pediu um mês de férias (agora em janeiro) para descansar, antes de assumir o cargo. 

 

Lembrando que recebeu dois convites do governo, além da Secid, outro era para se integrar à equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura(Sinfra).

 

França afirmou, entretanto, que só 'baterá o martelo' quanto ao convite para ir para a Secid, que ele julga adequar mais ao seu perfil, após uma conversa nos próximos dias com o prefeito Mauro Mendes (PSB).  Entretanto, adiantou que leva para a nova função no Estado, toda a sua experiência neste período em que comandou uma pasta, dentro de uma Capital prestes a entrar nos seus 300 anos e que, historicamente, é conhecida pela sua hospitalidade mas, igualmente, pelo seu trânsito caótico.

 

Segundo França, quando entrou para o comando da secretaria, o prefeito Mauro Mendes lhe designou um projeto bastante inovador, dar ao trânsito de  Cuiabá, uma cara de Capital do Seculo 21. Claro, lhe dando plena liberdade, mas cobrando, no entanto, que ele [Thiago] realizasse uma mudança conceitual no trânsito da Capital do Estado. 

 

"À frente da pasta e com uma equipe bem preparada, nosso trabalho foi cansativo pelo pouco tempo que tivemos, já que não há como dividir este trabalho, sem separar o período das obras iniciadas para o Mundial de Futebol, que tinha Cuiabá como uma das 12 sedes no país, e a elaboração de um projeto pós-Copa cheia de obras com problemas, inconclusas e um trânsito com centenas de desvios".

 

Ainda lembrando que além desta 'herança', quaisquer mudanças sob o olhar da Mobilidade Urbana, em Cuiabá, só poderia ser feita sob o recorte do diálogo, lembrando que a Capital 'é uma cidade cheia de bairros antigos, assim com habitantes tradicionais que ainda tinham uma visão da Cuiabá antiga, quando os moradores ainda colocavam suas cadeiras para fora de casa, no final da tarde, para uma prosa com os vizinhos. Assim, ainda com uma ideia territorial, os pedidos eram pontualmente bem bairristas'. 

 

Para refazer este processo, lembra França, foi necessário dialogar muito e, então colocar o bem coletivo sobre o individual, mas sem ferir suscetibilidades. "Sobrepor o individual sobre a dimensão do coletivo, foi antes colocar uma imensa lente de aumento sobre todas as mudanças e fazê-las de forma planejada e, sobretudo, ordenada. E, paralelamente, ir dialogando com a população tempo todo para que as críticas pudessem, ao final, ter um tom positivo'.

 

Questionado se estaria preparado, ao lado do secretário Wilson Santos, na Secid, para construir alternativas sobre o Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT, Thiago não 'fugiu da raia', afirmando que as experiências adquiridas no comando da pasta, no município, lhe asseguraram conhecimento sobre ordenamento, mudanças e transformação em se tratando de mobilidade urbana. 

 

Entretanto, em se tratando de um modal que desde sua implantação consumiu recursos muito altos federais, além da contrapartida estadual, com poucos resultados até agora, na prática, vai obrigá-lo a estudar mais amiúde sobre a implantação do VLT na Região Metropolitana. Devido, sobretudo, aos enormes problemas advindos, principalmente das obras paradas e o processo de judicialização do governo com o Consórcio responsável pelo modal, como única forma, inclusive, de concluir o VLT. E que o novo secretário, Wilson Santos tem inclusive, contornado magistralmente estas barreiras com as empresas que compõem o consórcio, como forma de dar celeridade ao retorno das obras. "O secretário Wilson além de hábil, não foge do trabalho, ao contrário, pega o touro pelo chifre. É um grande homem".

 

'Acredito nas boas intenções do governo do Estado, no objetivo do novo secretário da Secid, Wilson Santos, pois ambos querem concluir o mnodal e resolver de vez todas as pendengas ao seu entorno. Mais do que isto entendo que o Veículo Leve Sobre Trilhos, sob o olhar da contemporaneidade, será um dos maiores legados deixados pelo governo do Estado, ao povo de Mato Grosso".

 

Ainda lembrando que o VLT compõe junto com o BRT o Edital de Concessão dos Transportes Coletivos municipal que Mauro Mendes deixa para que o novo prefeito licite. ' Não houve tempo para a realização deste edital, mas o relatório minucioso sobre o que foi realizado dentro de Mobilidade Urbana em Cuiabá, junto com o edital dos modais foram já protocolados e entregues à equipe de transição do novo prefeito eleito Emanuel Pinheiro', finaliza Thiago França.

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