Cuiabá, 26 de Abril de 2024

COVID EM MT Domingo, 28 de Fevereiro de 2021, 07:48 - A | A

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COVID EM MT / VIDAS EM RISCO

Conselho Regional de Psicologia manifesta contra abertura de escolas

Aline Almeida
Única News



O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP/MT) emitiu manifesto reabertura dos estabelecimentos da rede de ensino público e privado do estado de Mato Grosso. Para o Conselho, a retomada é incoerente neste momento e a autorização colocaria em risco a vida de estudantes e professores. Ainda fortalecendo a transmissão da doença.

No manifesto o CRP pondera que a reabertura das escolas para proporcionar o ensino presencial, em nome do benefício educacional ou do desenvolvimento psíquico/psicológico, seria contraditório e incoerente com as evidências sanitárias que indicam que a pandemia permanece progredindo.  Ainda diante das poucas condições de controle, que provavelmente, se efetivará apenas com a vacinação em massa. "Por isso, preferimos mantermo-nos a favor da manutenção da vida dos estudantes e seus convivas neste momento, até que soluções mais efetivas se apresentem, como a vacinação".

 O Conselho enfatiza que o coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pelo desenvolvimento da covid-19vem assolando e dizimando as populações de diversos países. Neste sentido, o Brasil está entre os países, conforme declaração da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), com um dos maiores quantitativos de casos acumulados e com o registro de uma das maiores taxas de mortalidade da doença, além de possuir um dos mais altos números de hospitalização e desenvolvimento de doenças secundárias em virtude da mesma.

"A adoção das medidas demonstrou-se eficaz na contenção do avanço da doença no nosso Estado. Pesquisas científicas e dados levantados em Cuiabá, por exemplo, afirmam que a antecipação das providências de segurança e cuidado foram responsáveis pelo sucesso na mitigação da pandemia que, inicialmente, este município obteve", destaca o CRP.

O manifesto ressalta que presencial ou remotamente, qualquer atividade ou setor terá prejuízos. Mas estamos diante de uma pandemia jamais vista na história recente da humanidade. Como qualquer situação de emergência ou desastre os danos são esperados, ou seja, podem gerar impactos negativos no desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente – seja pelo ensino remoto que os distanciam de aspectos importantes do contexto escolar ou pelos inúmeros prejuízos que o ensino presencial pode trazer, como o risco de infecção pelo novo Coronavírus. E, ainda, pelo medo e insegurança de alunos, pais e professores que pode prejudicar o ensino-aprendizagem bem como a própria saúde mental dos envolvidos.

"Nos unimos e nos solidarizamos àqueles que observam que os processos educacionais de ensino aprendizagem e do desenvolvimento infantil estão sendo prejudicados em razão da não presencialidade dos estudantes nas escolas, entretanto, a manutenção da vida é o mais importante neste cenário", complementa o CRP.

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