Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 14:49 - A | A

14 de Agosto de 2019, 14h:49 - A | A

POLÍCIA / DIVULGADOS POR FACÇÃO

Bandidos ameaçam novo "salve" em Cuiabá e Secretaria de Segurança investiga

Elloise Guedes
Única News



Áudios que estão circulando em grupos de aplicativos de mensagens sobre um suposto atentado, também denominado 'Salve Geral', por parte de uma facção criminosa, desde essa terça-feira (13), estão sendo investigados pela Secretaria Estado de Segurança Pública (Sesp).

De acordo com a Sesp, o motivo para a divulgação dos áudios com ameaças é uma operação que ocorre na Penitenciária Central do Estado (PCE). Os áudios divulgados “estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente”.

Um dos suspeitos de envolvimento a esses áudios, foi preso nessa terça-feira, em Lucas do Rio Verde (360 km de Cuiabá). Por meio de nota, a Sesp informou que o suspeito, Samuel de Souza Valdivino, irá responder por “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, que tem pena de 3 a 8 anos de prisão, além de multa.

Em um dos áudios, o integrante da facção avisa os horários que as pessoas não podem sair de casa. "Aí galera, foi dado um salve geral a partir das dez. Vão colocar o terror em Cuiabá, tá!? Quem for sair hoje, cancela. Não saia de casa depois das 22h. E não saia muito cedo de casa, vão colocar o terror", afirmou.

Operação

A Operação batizada como Elison Douglas, que acontece desde segunda-feira (12) na PCE, realiza revista para a retirada de produtos irregulares e ilegais, como freezers e celulares.

Conforme a Sesp, a operação também faz parte da reforma da unidade, com mudanças estruturais nas celas para evitar a entrada de celulares e também a comunicação entre os presos e com pessoas em liberdade.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, sendo permitidas apenas escoltas emergenciais.

Veja a nota da Sesp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) esclarece que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente.

Uma das pessoas que difundiu o áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada da Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km a Médio Norte de Cuiabá) pelos crimes de tráfico de drogas e enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013 por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa.

A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada de produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.

Além da reforma, a operação de revista geral tem objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.

A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida a nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3