Cuiabá, 13 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021, 09:26 - A | A

02 de Fevereiro de 2021, 09h:26 - A | A

POLÍTICA / "ATUA PARA ATRAPALHAR", DISSE

Barranco critica intervenção do Governo em projetos sobre volta às aulas

Abraão Ribeiro e Euziany Teodoro
Única News



O deputado estadual Valdir Barranco (PT), que preside a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, criticou a intervenção do Governo do Estado em tentar barrar a aprovação de projetos sobre a volta às aulas na rede estadual e barrar o andamento de soluções para um retorno seguro dos alunos às escolas, em meio à pandemia da covid-19.

Na sessão plenária desta terça-feira (2), dois projetos sobre o assunto passam por segunda votação dos deputados, sendo que um deles obteve parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que é presidida pelo líder do Governo na AL, deputado Dilmar dal Bosco (DEM).

“Temos que terminar o que começamos. Nós apresentamos cinco propostas e a Assembleia Legislativa, sob a intervenção do Governo do Estado, se recusa a pôr em votação e a CCJR, inclusive, atuou para atrapalhar, dando parecer contrário a dois desses projetos”, disparou Barranco.

Ele explica que nenhum dos projetos interfere no orçamento estadual, portanto não seriam inconstitucionais, nem teriam vício de iniciativa. “Eles não interferem no orçamento do Estado, são apenas regras para que possamos voltar às aulas com segurança e se recusam a aprovar”, criticou.

Dilmar dal Bosco, o líder do Governo no legislativo, respondeu às críticas e falou dos investimentos e equilíbrio fiscal alcançados por Mauro Mendes (DEM) em dois anos de gestão.

“Vejo que é apenas crítica da oposição. A oposição faz de conta que não vê. Até porque ele estava em governos passados, governos em que o país inteiro estava em uma grande crise. Hoje estamos com mais de R$ 135 bilhões de déficit no governo federal, deixado pelo PT. Ele [Barranco] não está vendo as obras que acontecem na região que ele faz parte, os hospitais regionais, que era a maior reclamação, não tem greve, devia 14 meses de repasses na saúde e hoje estão em dia. Então, talvez a pessoa não esteja no mesmo Estado que eu estou. Acompanhe o que está acontecendo em Mato Grosso e não só faça críticas”, alfinetou.

Os dois projetos previstos para a sessão de hoje são: PL 845/2020, que “Regulamenta o trabalho docente na oferta de atividades não presenciais e utilização de plataformas digitais no sistema estadual de ensino”. Recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. PL 847/2020, que “Define princípios e instâncias de decisão e implementação das estratégias de volta às aulas no sistema estadual de ensino e dá outras providências”. Tem parecer positivo da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia