Cuiabá, 26 de Abril de 2024

SAÚDE E BEM ESTAR Terça-feira, 16 de Junho de 2020, 16:26 - A | A

16 de Junho de 2020, 16h:26 - A | A

SAÚDE E BEM ESTAR / CASO ESTÁ SENDO ESTUDADO

Covid-19 pode causar sintoma na pele pouco divulgado; veja as características

Elloise Guedes
Única News



O novo coronavírus tem mostrado uma variação de sintomas ao longo da pandemia. Muitos relatam febre, dificuldades respiratórias, tosse e até mesmo a desinteria. Mas um sintoma pouco divulgado também pode indicar a doença: erupções e manchas na pele, inclusive coceiras.

A médica dermatologista Karin Krause Boneti explicou ao site Única News que, como a Covid-19 é uma doença nova, ainda em estudo, não é possível descrever exatamente todos os sintomas que podem ser causados por ela.

"Por ser uma doença nova e em fase de estudo pela comunidade científica, as suas manifestações clínicas ainda estão sendo entendidas e, aos poucos, artigos sendo publicados", disse a doutora.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Dr. Karin Krause

 Dra Karin Krause, médica dermatologista

Têm pessoas contaminadas que manifestam apenas um sintoma da doença e outras que apresentam vários. A mancha de pele pode, sim, ser um sinal da contaminação pelo novo coronavírus. Os sinais da Covid-19 podem aparecer entre cinco e 10 dias depois da exposição ao vírus.

Uma das pacientes da Dra Karin Krause achou que estava com uma alergia e procurou a médica, sem nem imaginar que podia se tratar da Covid-19.

"Minha pele coça muito e não consigo nem dormir às vezes, porque incomoda muito. Outros amigos meus também vêm sentindo sintomas parecidos ", relatou a paciente, que preferiu não se identificar.

Ela procurou a ajuda da doutora Karin, que a alertou sobre a possibilidade de Covid-19 e a encaminhou para exame específico, além de ministrar alguns medicamentos preventivos.

“Eu nem imaginava que era um sintoma da Covid. Ninguém divulga isso”, alertou a paciente.

De acordo com especialistas, existem sintomas que podem se parecer com o quadro de dengue e Chikungunya, por exemplo. É o caso de manchas vermelhas pelo corpo, o chamado 'rash cutâneo', com ou sem coceira, tornando difícil diagnosticar as doenças sem a realização de exames específicos.

Sobre as manifestações cutâneas, conforme explicou a doutora Karin, um estudo foi feito por médicos espanhóis com 375 casos de pacientes que apresentaram infecções na pele devido à infecção pelo coronavírus.

"Eles propuseram, então, que as manifestações cutâneas do coronavírus podem ser agrupadas em 5 tipos. São eles: a pseudo-perniose; erupções vesuculosas; as manifestações de urticária; erupção máculo-papulosa e o livedo e necroses cutâneas", pontuou a doutora.

(Foto: Reprodução)

sintomas covid-19

 

- A Pseudo-Perniose, que acometem mais palmas e plantas das mãos e parecem frieira, é o que eles chamaram de “pé de Covid”. Esse tipo acomete adultos, jovens e crianças. Normalmente aparece mais tardiamente no curso da doença e duram cerca de 13 dias, estando mais relacionados a uma doença com curso mais brando.

 

(Foto: Reprodução)

sintomas covid-19

 

- As Erupções Vesuculosas, associada ao surgimento de vesículas, todas no mesmo estágio, localizadas preferencialmente em troncos e membros, acometendo mais adultos em idade média, têm uma duração de cerca de 10 dias de evolução, podendo surgir antes dos sintomas sistêmicos de forma precoce e estão relacionadas à doença com gravidade intermediária.

 

(Foto: Reprodução)

sintomas covid-19

 

- Manifestação de Urticária ocorre, normalmente, de forma generalizada e tem curta duração, em média de cinco dias, e acontece concomitantemente com as manifestações sistêmicas, estando relacionada à doença mais grave e podendo ser induzido por uso de medicações.

 

(Foto: Reprodução)

sintomas covid-19

 

- Erupção Máculo-papulosa apresenta-se com uma erupção perifolicular, podendo simular outras doenças de pele, como a chamada Ptiríase Rósea ou o Eritema morbiliforme característico de viroses como sarampo e estão associadas a uma gravidade intermediária.

 

(Foto: Reprodução)

sintomas covid-19

 

- Livedo e Necroses Cutâneas, essas manifestações sugerem quadros de hipercoagulabidade que levam a formação de trombos e oclusão dos vasos, gerando um quadro de necrose da pele e má oxigenação dando um aspecto mosqueado chamado de livedo reticular da pele. Mais comum em casos mais graves e em idosos, cerca de 10% dos pacientes que apresentam essa manifestação evoluíram para óbito.

A doutora ressaltou ainda que, de acordo com a evolução da pandemia, as diversas formas de apresentação e manifestação vão sendo relatadas e têm auxiliado no entendimento da doença. "A infecção pelo Covid-19 é ainda algo recente na prática médica, devido a isso, diariamente novos sinais e sintomas do vírus são relatados", finalizou.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos adicionaram seis novos possíveis sintomas do novo coronavírus. A lista completa, agora, inclui febre; tosse; dispneia; calafrios; tremores com calafrios (shivering); mialgia; cefaleia; dor de garganta; perda de paladar ou olfato (anosmia).

Caso alguém apresente um desses sintomas citados, procure um especialista.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Renata 18/03/2022

Estou com um comichão na pele e recebi o diagnóstico de pitiríase rósea e tenho certeza que foi devido a vacina astrazeneca que tomei.

Rosiane Dias Andrade Leite 15/08/2021

Tomei a primeira dose da AstraZeneca em maio 2021 e desde então tenho vermelhidão no corpo que aparece e desaparece com coceira as vezes. Fui no médico dermatologista e tratou como urticária e não curou. Agora estou a fazer novos exames,pois ninguém sabe como resolver...é horrível, as vezes aparece com vagalhões.

José de Souza 15/08/2021

Olá minha esposa apresenta bolinhas vermelhas por todo o corpo já 4 meses já foi em 4 médicos tomou diferentes remédios receitados e é como tomar água tudo começou de que teve o covid19 gostaria de saber se existe algum remédio que possa nos ajudar mesmo que seja remédio caseiro. Obrigado

Ricardo von 16/06/2020

Muito boa a matéria !! Parabéns e obrigado !!

4 comentários

1 de 1