Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍCIA Quarta-feira, 24 de Março de 2021, 16:41 - A | A

24 de Março de 2021, 16h:41 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO DISPERSÃO

Em 20 dias, 524 pessoas são presas por descumprirem decreto governamental

Da redação
Única News



Nesta quarta-feira (24), completou 20 dias em que o Governo do Estado decretou toque de recolher em todo o território de Mato Grosso e alterou o horário de funcionamento dos comércios do Estado. Desde então, 524 pessoas foram presas por descumprirem a determinação do Executivo Estadual.

Dessas, 199 pessoas foram presas por descumprirem o toque de recolher que começa às 21 e vai até às 5 horas do dia seguinte. Em aglomerações, foram detidas 246 pessoas em todo o Estado e 79 foram detidas por descumprirem fechamento obrigatório do comércio às 19 horas.

Essas medidas estão previstas nos decretos estaduais 836 e 837/2021, com o objetivo de conter a pandemia da Covid-19 em Mato Grosso, e correspondem ao período de 3 a 22 de março. As detenções foram presas pela Polícia Militar nos 141 municípios da federação.

Em todo o estado, mais de nove mil profissionais da PM, Polícia Judiciária Civil (PJC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuam no intuito de fazer cumprir o decreto do Executivo Estadual.

No período foram empregadas 3.877 viaturas, 22 pessoas foram detidas em barreiras realizadas, 50.212 pessoas foram orientadas sobre o decreto e 19.922 foram orientadas por não utilizarem a máscara facial em local público, dentre outras ações.

Apesar dos números contabilizados pela Polícia Militar, a corporação também atuou, junto a outros órgãos dos municípios, na notificação de 312 pessoas por descumprirem restrição de circulação, 234 estabelecimentos comerciais foram flagrados abertos após às 19 horas e 112 estabelecimentos notificados por permitir acesso de pessoas sem máscara.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que os números demonstram a atuação efetiva das forças de segurança, mas que a colaboração da sociedade é fundamental.

“Isso mostra que a gente tem que trabalhar mais, ter maior poder de convencimento da sociedade. A área da segurança pública, desde o início da operação, não parou nenhum minuto. Temos trabalhado e reforçado o efetivo nas ruas, mas é preciso que a população se conscientize para que possamos vencer este momento delicado”, frisou.

Bustamante enfatizou que o trabalho de fiscalização vai continuar com abordagens, barreiras fixas e móveis e com operação Lei Seca.

Orientação

O Corpo de Bombeiros Militar, no período de 3 a 21 de março, atuou em 346 atividades de prevenção e orientou 2.778 pessoas e 623 estabelecimentos comerciais sobre as medidas restritivas.

Já a Polícia Judiciária Civil realizou 28 ações de abordagens a pessoas, fiscalização do comércio e demais orientações.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3