Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020, 10:22 - A | A

14 de Setembro de 2020, 10h:22 - A | A

POLÍTICA / PELA PRIMEIRA VEZ

Chapa é composta exclusivamente por mulheres em Leverger

Única News
Da Redação



A primeira chapa exclusivamente composta por mulheres, no município de Santo Antônio do Leverger (a 35 km de Cuiabá), foi oficializada durante convenção municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A candidatura aos cargos de prefeita e vice-prefeita para a cidade, Francieli Magalhães (PTB) e Giseli Ribeiro (PDT), foi homologada no sábado (13).

O evento também contou com a participação da pré-candidata ao Senado pelo Patriota, coronel Fernanda. A convenção marcou um ato histórico para o município, que pela primeira vez tem uma chapa composta só por mulheres ao maior cargo da cidade.

A coronel Fernanda compõe o arco de alianças da chapa feminina, que conta ainda com o PTB, PDT, PV, PL, PSC e Podemos.

“Nós mulheres precisamos nos unir, afinal, somos mais de 50% do eleitorado mato-grossense e temos que fazer parte da política, sim. Enfrentar o sistema não é fácil, mas é possível se tivermos mulheres com boas propostas e ainda com experiência para realizar esse trabalho”, discursou Fernanda em apoio às parceiras.

A patriota, que afirma ter sido escolhida pelo presidente Bolsonaro para concorrer ao pleito suplementar em 15 de novembro, considera de suma importância a inserção das mulheres no meio político.

Atualmente, Francieli é a vice-prefeita eleita do município e Giseli foi a terceira vereadora mais votada, em 2016. Na ocasião, também foram formalizadas as pré-candidaturas de 70 vereadores das sete legendas que integram a aliança.

Santo Antônio de Leverger tem uma população de pouco mais de 16 mil habitantes. A cidade pertence à região metropolitana do vale do Rio Cuiabá.

Mulheres na política

Nesta eleição, os partidos e coligações que não respeitarem o percentual mínimo de 30% de mulheres entre seus candidatos às Câmaras Municipais serão intimados pelos Tribunais Regionais Eleitorais a regularizarem a situação.

O pleito nas eleições proporcionais precisa se adaptar, adicionando candidatas ou cortando candidatos. Caso contrário, haverá punições.

Em 2016, elas alcançaram apenas 11,6% das vagas às prefeituras e 13,6% do Legislativo Municipal, embora 52% do eleitorado brasileiro seja feminino.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia