Cuiabá, 18 de Junho de 2024

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021, 08:38 - A | A

05 de Janeiro de 2021, 08h:38 - A | A

VOLTA AO MUNDO / ASSEMBLEIA NACIONAL

Novo parlamento venezuelano toma posse nesta terça com forte apoio a Maduro

G1



O novo parlamento da Venezuela, controlado por aliados do presidente Nicolás Maduro, será empossado nesta terça-feira (5). A formação da Assembleia Nacional foi definida após eleições marcadas por altos níveis de abstenção e boicote da oposição, em 6 de dezembro.

A Assembleia, até então presidida por Juan Guaidó, era o único poder que não estava sob comando de aliados de Maduro. No entanto, desde 2017 a Casa está praticamente sem poderes, já que o Supremo Tribunal a declarou em desacato e anulou todas as suas decisões (veja mais abaixo).

Os chavistas controlarão 256 dos 277 assentos do parlamento. A oposição, liderada por Guaidó, prometeu enfrentar a nova formação do congresso e questiona a legitimidade das eleições que tiveram a menor participação dos últimos 15 anos, com 31%.

Apoio dos EUA

Os Estados Unidos emitiram nesta segunda-feira (4) uma cláusula especial sobre sanções contra a Venezuela, com a qual reafirmam o apoio a Guaidó. O líder parlamentar é considerado por diversos países o presidente interino venezuelano.

Maduro, no poder desde 2013, retomou o controle do Executivo no mês passado – o chavismo o havia perdido em 2015, após eleições boicotadas por Guaidó e quase toda a oposição e uma forte rejeição internacional.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia