Cuiabá, 29 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 11 de Novembro de 2023, 11:35 - A | A

11 de Novembro de 2023, 11h:35 - A | A

CIDADES / NOVA ONDA

Calorão em MT deve piorar a partir deste final de semana

Segundo o Climatempo, temperaturas devem subir gradativamente no estado, que poderá registrar a máxima histórica de 47º C em Cuiabá e Várzea Grande

Ari Miranda
Única News



Os próximos dias em Mato Grosso, a contar deste final de semana, prometem ser de dias muito quentes, em especial na baixada cuiabana, onde o site Climatempo divulgou um alerta vermelho para o clima. De acordo com a previsão, as temperaturas devem ficar 5°C acima da média e a duração da nova onda de calor, em comparação com a onda do mês de outubro, deve ser maior, permanecendo por mais de cinco dias.

Segundo o site especializado, a previsão é de que o sol na baixada cuiabana castigue cuiabanos e várzea-grandenses ao extremo, com temperaturas que poderão ultrapassar as máximas registradas no mês passado. Entre elas, os 44,2 graus, percebidos no dia 20 de outubro, considerada a maior temperatura já registrada em Cuiabá desde 1911 e que poderá ser “engolida” pelos 47ºC, previstos para a próxima quinta, sexta-feira e o sábado (dias 15, 16 e 17 de novembro), marcando o auge da nova onda de calor.

"Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. (...) É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, explicou Vinicius Lucyrio, meteorologista do Climatempo.

Conforme as projeções do Climatempo, o calorão deve vir com força a partir deste sábado (11), que promete ser muito quente em quase todas as regiões do país.

De acordo com o portal especializado, em Cuiabá e Várzea Grande, a umidade deve permanecer na casa dos 35%, com termômetros registrando a mínima de 25ºC e máxima de 41ºC, sem probabilidade de chuva.

Já no domingo (12), o calor na baixada deve chegar à máxima de 42ºC, destacando que o clima promete piorar gradativamente ao longo desta semana, tanto em Cuiabá, quanto em outras regiões do Estado.

TODO CUIDADO É POUCO

A população deve se previnir de problemas relacionados às altas temperaturas, bebendo bastante água, usando protetor solar, roupas leves e com proteção UV, chapéus, bonés, sombrinhas e óculos solares, além de evitar atividades físicas ao ar livre e exposição direta ao sol entre as 10h e 16h e evitar o consumo de diuréticos, como bebidas alcoólicas, café e chás.

Crianças e idosos merecem atenção especial, oferecendo constantemente a eles água e também com o uso de roupas que não retenham calor, além de diminuir os esforços físicos e, sempre que possível, parar em locais à sombra, frescos e arejados durante uma caminhada.
O uso de umidificadores em ambientes também é recomendado.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia